quinta-feira, 26 de março de 2020

Como Podemos melhorar a capacidade respiratória durante a Covid-19?





https://www.youtube.com/watch?v=nYMwEtkRe4M&feature=youtu.be



A prevenção continua sendo a melhor arma contra qualquer tipo de acometimento patológico.

Portanto, é bom lembrar que devemos: 

1)    Evite aglomerações e contato físico. 
2)    Higienize as mãos, lave-as com água e sabão, 
3)    Utilize álcool gel 70% (na ausência de água e sabão), 
4)    Não toque os olhos, boca e nariz com as mãos sujas, 
5)    Cubra nariz e boca ao tossir ou espirrar. 

A fisioterapia respiratória, é uma especialidade que vem para prevenir e acelerar o tratamento de doenças que acometem os pulmões. São usados equipamentos, exercícios e manobras específicas cujo objetivo é melhorar a troca gasosa, a oxigenação e a ventilação do pulmão. Com isso aumentamos a capacidade respiratória do paciente e potencializamos a função cardíaca e muscular.

Geralmente, boa parte das complicações respiratórias e dos sintomas respiratórios ocorrem devido a diminuição expansibilidade torácica dos pacientes.

Diversos pacientes, mesmo os saudáveis, podem apresentar queixa de dispneia (falta de ar) causada muitas vezes pela ausência de consciência ventilatória, fato que leva a diminuição de expansão de tórax.

Nesta fase de isolamento social é importante mantermos a nossa expansibilidade torácica em dia porque ela diminui bastante as complicações pulmonares. 

Para que isso ocorra é preciso respirar profundamente. 

Os exercícios respiratórios tem uma função bem maior do que parece, não é usada somente para acalmar, mas sim levar oxigênio e outros gases para dentro do nosso sistema cardiopulmonar, e abastecer nossa circulação periférica promovendo a manutenção de produção de energia

É extremamente importante realizar os exercícios respiratórios associados ao movimento do corpo. É preciso manter os exercícios no dia-a-dia dentro de casa, como por exemplo:  levantar a cada duas horas, caminhar, fazer exercícios utilizando uma cadeira, um cabo de vassoura, o que tiver em casa.

Atualmente temos uma infinidade de programas de exercícios para fazer em casa na internet, abaixo citarei 3 exercícios respiratórios como um ótimo aliado nesse momento. 

Primeira coisa que temos que pensar é que devemos puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca. O nariz é um sistema que: umidifica, aquece e aprisiona partículas, a boca não faz isso. 

Exercícios

1)  Respiração Diafragmática: Deite em uma superfície plana, coloque as tuas mãos sobre o diafragma, puxe o ar pela boca empurrando as mãos para cima (estufando a barriga), em seguida solte o ar pela boca, através dos dentes cerrados. Repita por 3 vezes.
Obs: deixe o ar sair naturalmente, não force, pois pode ocorrer tontura. 
A Medida que você estiver se adaptando pode mudar a posição para sentada, e posteriormente em pé.

2)  Respiração Diafragmática com bastão: Puxe o ar pelo nariz (estufando a barriga), eleve ao mesmo tempo o bastão acima da cabeça, solte o ar por entre os dentes abaixando o bastão. Repita por três vezes.

3)  Respiração Diafragmática em 3 tempos: Puxe o ar pelo nariz em três etapas ao mesmo tempo eleve o bastão, solte o ar em três tempos e abaixando o bastão.  Repita por 3 vezes

Quantas vezes posso fazer estes exercícios?
- Quantas vezes você quiser. Faça sentado, deitado em pé. 
Não tem contraindicação. 
- Faça de manhã, a tarde e a noite antes de dormir.
- Não force a expiração, você por sentir tontura.

Para ter melhor compreensão acesse o vídeo em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário