terça-feira, 13 de agosto de 2019

O QUE FAZ UM FISIOTERAPEUTA?


VOCÊ SABE O QUE UM FISIOTERAPEUTA FAZ?

Por incrível que pareça ainda existem muitas dúvidas por parte dos pacientes e alguns profissionais da área da saúde sobre a atuação do fisioterapeuta.

Talvez isso se deva ao fato de ser uma das áreas mais jovens da saúde. A primeira escola de reabilitação foi criada no Rio de Janeiro em 1956 pela Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

Mas o que faz um fisioterapeuta?
Em poucas palavras podemos dizer que o fisioterapeuta é o profissional do movimento. Não curamos patologias, apenas devolvemos função às estruturas acometidas por patologias.

O fisioterapeuta também atua na prevenção de lesões (infelizmente a nossa cultura é de tratamento e não de prevenção).
Certa vez durante o atendimento de fisioterapia um paciente de dor lombar crônica disse a seguinte frase:
“Mas eu vim para fazer fisioterapia e não exercícios.” 
Surpresa com aquela reação perguntei o que seria fisioterapia para ele, o qual me respondeu:
‘’Há muitos anos sinto esta dor e sempre fui tratado com choquinho, Ultrassom e alongamentos.”
Fica claro o desconhecimento do paciente e a sua visão distorcida de que fisioterapia seja algo passivo quando na realidade fisioterapia é o contrário, sendo o próprio paciente o protagonista e não o fisioterapeuta. (Não vou entrar no mérito da conduta usada pelo profissional, sabemos hoje que a eletroterapia não é a conduta mais adequada para este caso). 
É fato que para uma boa prática profissional as condutas fisioterapêuticas estejam adequadas às preferências e ao consentimento do paciente. 
Por este motivo é fundamental que o fisioterapeuta seja um facilitador da reflexão do paciente para que valores culturais nocivos, como a cultura do conforto sejam desconstruídos. 
É muito comum que o paciente resista em mudar seu estilo de vida. Fatores como sedentarismo, preguiça e necessidade excessiva de conforto podem ser os agentes causadores de seu desconforto.
Sendo assim, muitas vezes o paciente espera que o atendimento de fisioterapia seja composto apenas por condutas passivas, eximindo toda a sua responsabilidade sobre o tratamento.
É fato que cada caso é um caso, porém, em vias gerais o atendimento de fisioterapia é composto em sua maior parte por condutas ativas (realizadas pelo próprio paciente).
É dever do fisioterapeuta educar sobre a influência de comportamentos nocivos a saúde, facilitando a mudança no estilo de vida, promovendo assim um estilo de vida com mais movimento.
Afinal, a fisioterapia não termina no momento que se finaliza o atendimento, é um processo que vai além da clínica de fisioterapia.
Referências 
Santurbano P. Evolução e movimentação humana. São Paulo; 2017. 
Cavalcante CVL, Rodrigues AR, Dadalto TV, Silva EB. The scientific evolution of the Brazilian physical therapy in 40 years as a profession. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 3, p. 513-522, jul./set. 2011 
https://www.abbr.org.br/abbr/historico/historico.html

2 comentários:

  1. Essas informações são tão valiosas! Mesmo tendo consciência que esses vícios sao nocivos,a conduta do fisioterapeuta faz toda diferença. E reforçar que o paciente é o ser ativo no processo do tratamento, tb muda o nosso comportamento de passividade.Assim como é cômodo p paciente não se mexer diante da dor, por exemplo, é cômodo p alguns profissionais,se eximirem da responsabilidade de conduzir o paciente na prática mais adequada.
    Parabéns e obrigada pelas suas orientações q p mim, servem de incentivo.��������

    ResponderExcluir
  2. São excelentes as suas observações. Muito obrigada por sua contribuição.

    ResponderExcluir