quinta-feira, 30 de maio de 2019

VOCÊ TEM LORDOSE?


VOCÊ TEM LORDOSE?
Você tem Lordose??
Sim, todos nós temos lordoses!

É importante esclarecer o conceito de lordose.
A coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas (naturais), são elas: as lordoses e as cifoses.

- Lordose é a curvatura normal projetada para dentro (lordose cervical e lombar).
- Cifose é a curvatura normal projetada para fora (cifose torácica e sacral).

No entanto, muitas pessoas confundem o termo LORDOSE E CIFOSE (curvaturas normais) com HIPERLORDOSE e HIPERCIFOSE (curvaturas excessivas).

Temos ainda: Hipolordose e hipocifose, que são reduções das curvaturas, conhecidas como retificação da coluna lombar e torácica respectivamente.

Por hora vamos nos ater apenas a HIPERLORDOSE LOMBAR.

A literatura não tem sido clara sobre as consequências da hiperlordose lombar. Alguns estudos afirmam que esta condição pode provocar desconfortos e outros estudos dizem o contrário.

Entretanto, a relação entre curvatura da coluna vertebral e saúde foi explorada por meio de uma revisão sistemática da literatura em um estudo recente. Este estudo encontrou uma associação entre as curvaturas acentuadas e distúrbios de saúde. 

Em geral, a hiperlordose lombar promove alterações posturais como: proeminência dos glúteos para trás (bumbum empinado), e está associada a alteração da posição do quadril que se projeta para frente e para baixo formando o que chamamos de anteversão pélvica.

Mas a hiperlordose pode causar dor lombar?   

Quase sempre ela é assintomática. Geralmente as pessoas buscam ajuda apenas para resolver o problema postural, e quando chegam para o atendimento, na maioria das vezes já desenvolveu diversos desequilíbrios estruturais (fatores que podem levar ao desenvolvimento de dor lombar), como:

- fraqueza da musculatura abdominal e glúteos;
- encurtamento da musculatura lombar;
- projeção do abdome para frente e flacidez;
- hipercifose torácica (aspecto corcunda),

A hiperlordose lombar é flexível, redutível e melhora com a reeducação postural. 

Pode ter várias causas: obesidade, gravidez, deambulação (caminhar de salto alto), dormir em decúbito ventral (de barriga para baixo) e sentar em cadeiras sem apoio.

As medidas gerais de tratamento e prevenção, consistem em evitar o ortostatismo (ficar em pé) prolongado, atividades que envolvam hiperextensão lombar, uso prolongado de salto alto, controle de peso e, fisioterapia.

Na fisioterapia são realizados exercícios de alongamento, flexibilidade, fortalecimento, propriocepção (noção que temos de nosso corpo em termos sensitivos) e estabilidade. 

A reeducação postural global (RPG) e o pilates são excelentes aliados nestes casos.

4 comentários:

  1. No passado usávamos cabo de vassoura pra fazer alguns exercícios corretivos. Salvem os fisioterapeutas...parabéns belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela contribuição....Os cabos de vassoura ainda são bem vindos, hehe..

      Excluir
  2. Realmente, dinheiro não paga o trabalho de um bom profissional nessa área. Devemos mesmo aplaudir👏👏👏 principalmente quem tem um currículo exemplar como Isabel Tinos e faz jus a ele. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho. Fico muito feliz por sua contribuição.

      Excluir