quarta-feira, 8 de maio de 2019

ALONGAMENTO: ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE MUSCULAÇÃO



ALONGAMENTO: ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE MUSCULAÇÃO?

Ao longo dos anos, durante a prática de consultório, pude notar que existem muitos mitos e dúvidas em torno dessa questão, principalmente para o paciente que passou por reabilitação fisioterapêutica e está apto a retornar aos treinos de musculação.Devemos ressaltar que todos os pacientes que passaram por tratamento de fisioterapia, devem escolher e praticar a atividade física que mais lhe agrade, a fim de prevenir recaídas. As evidências científicas atuais apontam para um conceito bem diferente do que foi preconizado há alguns anos e isso não quer dizer que esta verdade seja absoluta, o mundo muda, tudo é muito dinâmico e não seria diferente nessa questão.
Bem, dito isto, vamos aos esclarecimentos.
Devemos primeiramente ter em mente que o alongamento é uma técnica utilizada para promover a flexibilidade e não o aquecimento como muitas pessoas pensam. A flexibilidade permite que os movimentos sejam realizados em amplitudes articulares maiores. Estes movimentos quando limitados geram sobrecarga articular, compensações motoras e, consequentemente lesão e dor. Além disso, músculos encurtados não geram força suficiente, resultando em menor potencial de ganho muscular. 
Mas, e aí? Devemos alongar antes, após ou nas duas situações? A resposta à esta pergunta seria nem antes e nem após. O ideal seria programar as sessões de alongamento em períodos distantes dos treinos (alongamento de manhã e musculação a tarde) ou em dias alternados (um dia musculação e no outro alongamento).
Porém, sabemos que nosso tempo quase sempre é escasso, e devemos otimizar ao máximo o quanto permanecemos na academia.  Sendo assim, ao realizar o alongamento prefira fazê-lo após os treinos. Mas lembre-se que o grupo muscular alongado deverá ser aquele que não foi trabalhado na musculação no mesmo dia. Geralmente nos pós treinos a musculatura trabalhada se encontra rígida e encurtada e se você insistir em alongar imediatamente após a realização do exercício, o risco de lesão será muito grande. 
Por outro lado, o alongamento antes dos treinos também não previne lesões e compromete a qualidade do exercício.
Ah, você me deixou confusa(o), se não devo alongar, o que posso fazer para aquecer antes dos treinos de musculação, devo usar esteira ou bicicleta? Não, necessariamente... Geralmente, aquele aquecimento de 10 a 20 minutos na esteira ou bike que vemos ou fazemos ao chegar na academia, funciona mais para entrarmos no clima e não funciona como aquecimento pré musculação.
O aquecimento específico para a musculação deve ser feito no próprio aparelho e com carga reduzida. Mas isso é da competência do educador físico, ele lhe dirá qual a carga e as séries para esse fim.
Consultar um especialista da área antes de qualquer atividade física ou treino é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário