terça-feira, 14 de maio de 2019

O MÉDICO PEDIU REPOUSO ABSOLUTO! E AGORA?



Dor lombar crônica!!!
O médico disse repouso absoluto!
E agora?

Segundo as evidências científicas atuais esta recomendação está ultrapassada há pelo menos 20 anos.  A dor lombar crônica é definida como dor em pelo menos uma região anatômica, que persiste ou reincide por mais de três meses e está associada a sofrimento emocional e incapacidade funcional. Na grande maioria das vezes a dor lombar não está relacionada a patologias graves. O primeiro erro é achar que dor lombar ou lombalgia, é uma doença, quando na verdade é apenas um sintoma. As causas podem ser específicas ou inespecíficas. A dor lombar é inespecífica em 85-90% das vezes, ou seja, não se consegue identificar a sua causa com exatidão, e específica em 10-15% dos casos, quando existe um fator causal (trauma, infecção, inflamação, tumor, hérnia discal grau avançado, ou outra).
A dor lombar de causa inespecífica, geralmente não está relacionada a um único fator, é uma condição que não escolhe homens ou mulheres, todos estamos suscetíveis a apresentar episódios de dor na coluna durante a vida. Atualmente, a lombalgia é a ocorrência mais comum dentre as queixas de dor nos consultórios de fisioterapia, e é também a maior causa de afastamento do trabalho e pedidos de aposentadoria. 
Mas meu médico me recomendou repouso, e agora?
Infelizmente, ainda existem médicos que utilizam protocolos antigos e pouco eficientes para o tratamento das lombalgias. Por muito anos, prescreveram repouso, medicamentos, bloqueios anestésicos, e até cirurgia. Isso vem mudando com o passar dos anos. Muitos médicos já deixaram de prescrever repouso e passaram a encaminhar o paciente para a fisioterapia desde o primeiro contato. Se o seu médico lhe recomendou repouso é melhor procurar uma segunda opinião.
Sabemos que ficar deitado não diminui a intensidade nem a duração do quadro de dor, muito pelo contrário, ficar parado também provoca dor. O repouso faz com que o paciente fique extremamente intolerante ao movimento, levando-o a pensar que a diminuição de movimentos lhe trará benefícios e alívio. Isso é um erro terrível.
O corpo humano não foi feito para ficar parado, deve estar sempre em movimento. Os músculos e as articulações permanecem saudáveis a medida que são estimulados. Quando não há movimento as estruturas perdem a plasticidade, perdem rapidamente a capacidade de elasticidade gerando encurtamentos e falta de mobilidade.  O indivíduo se sente literalmente travado. Por esse motivo, quando permanecemos em repouso e decidimos voltar a nos movimentar, e não conseguimos fazer determinada atividade, desistimos facilmente pois a dor piora muito. Como consequência, o paciente desenvolve condições que só pioram a situação, como catastrofismo e cinesiofobia (falarei em outra oportunidade sobre estas condições).
Portanto, quando se fala dor lombar, com certeza o repouso não é o melhor remédio, pelo contrário, quanto mais deitada e sentada você ficar, mais difícil será a sua recuperação. O ideal é tentar se manter ativo dentro do possível para que a recuperação seja melhor e mais rápida. Outro erro é utilizar cintas, faixas e coletes para aliviar a dor, isso só piorará o quadro gerando mais atrofia da musculatura. A bolsa de água quente pode ajudar a relaxar a musculatura, mas não será suficiente. 
Para bons resultados, é necessário passar por uma avaliação adequada, onde será levado em consideração diversos fatores. É necessário conhecer o paciente em toda a sua complexidade. 

4 comentários:

  1. Isabel parabéns pelo texto, técnico e prático ao mesmo tempo. Didático e bem explicativo, deixando bem claro onde e como resolver. Isabel é uma excelente profissional, muito qualificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São excelentes as suas observações. muita obrigada por sua contribuição.

      Excluir
  2. Isabel,vc é excelente!! Infelizmente, profissionais como vc é coisa rara!Toda sua qualificação, as técnicas que possui, tb não estão presentes por aí... E vc faz uso delas com conhecimento e competência, não é a toa que quem passa p sua mão, com certeza não lhe esquecerá jamais.Obrigada pelo texto tão esclarecedor!!👋👋👋👋❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz em poder ajudar.

      Excluir