quinta-feira, 25 de abril de 2019

A POSTURA IDEAL EXISTE?

 www.isabeltinos.com.br

Se respondeu SIM, parabéns, você acertou!

Porém, a resposta para esta pergunta não é tão simples assim. 
Sente-se em um lugar confortável, abra a mente, e irei lhe dizer o por quê!
Muitas vezes, em nosso dia a dia, nos deparamos com situações estressantes, desentendimentos, dissabores, decorrentes de mal-entendidos. Tudo isso é devido as interpretações errôneas que damos para determinados fatos, acabamos muitas vezes, nos precipitando, e tendo como resultado algo extremamente nocivo a mente e ao corpo.
Antigamente, eu acreditava que as respostas é que moviam o mundo, hoje entendo que, na verdade, são as perguntas que movem o mundo, (pois), a maneira como interpretamos uma pergunta, faz toda a diferença, muda tudo. E isso não seria diferente ao falarmos de algo tão polêmico como a postura.
Ao falarmos sobre postura, nossa memória recorre aos “arquivos cerebrais”, e de acordo com as nossas vivências e experiências, interpretamos e elaboramos uma resposta(.) (Porém), quando falamos em postura, temos que recorrer ao real significado da palavra e colocá-la em um contexto. Tudo dependerá do contexto. Abaixo alguns significados da palavra POSTURA:

1. Posição do corpo ou de uma parte dele.
2. Modo de manter o corpo ou de compor os movimentos dele; atitude. 

3. Aspecto físico ou expressão fisionômica.
4. Ponto de vista; maneira de pensar e agir; atitude.

Neste momento, iremos abordar, apenas, os dois primeiros conceitos. 
Quando pensamos em postura, nos vem à cabeça uma lembrança da infância ou adolescência, justamente quando nossos pais e professores diziam: “ajeite esta postura”; “endireite estas costas”; “que postura horrível”; “sente-se direito”; “vai ficar corcunda”; etc...
Hoje, ao ouvirmos a palavra postura, na maioria das vezes, quase que de modo automático, “esticamos o corpo”, “nos ajeitamos na cadeira”, “endireitamos a cabeça”, e seguimos assim por toda a vida, e mesmo assim, desenvolvemos alterações estruturais que resultam em dores. Mas isso é assunto para um outro momento.
Pois bem, hoje venho lhes trazer a boa nova, venho para lhes dizer, esqueça tudo isso!
Isso mesmo, esqueça! 
Mas calma. Não, eu não estou louca, irei explicar...
Voltemos para a pergunta inicial.
Existe postura ideal? Sim, existe. A postura ideal é aquela, na qual nos sentimos confortáveis; é, e sempre será a nossa próxima posição. Postura é atitude, é algo que muda constantemente. Nosso corpo e nosso cérebro estão intimamente ligados. Quando uma determinada postura (posição) nos causa desconforto, o próprio cérebro envia mensagens ao corpo para que nos movamos, e assim ocorra a próxima posição. 
O Corpo e suas partes, não foram programados para permanecerem na mesma posição por longos períodos. O corpo fala, e nós não ouvimos! E é por isso que seguimos sentindo dores na coluna cervical, torácica, lombar, etc.
No dia a dia, no trabalho de consultório, percebo que, muitas pessoas confundem a palavra “ideal”, com a palavra “correta”. Postura ideal, é aquela que buscamos realizar todos os dias, e a todo momento, seja no trabalho, seja em casa, seja onde for. Quando utilizamos o termo postura correta, estamos errando, pois não existe postura certa ou errada. Ou seja aquela postura que devemos adotar, e nela permanecer por longos períodos.

IDEAL X CORRETO.
O que é Ideal: Algo que procuramos alcançar e realizar.
O que é correto:
Aquilo que é certo, que não possui erros, e obedece a regras.

Daqui para frente, entenda que existe a postura corporal ideal, frente a uma tarefa, mas postura corporal correta, não existe.
É natural que você esteja se lembrando, daquela moça que viu no metrô hoje cedo carregando uma mochila pesada com a coluna toda “torta”, aquele rapaz que você viu sentado com a cabeça baixa mexendo no celular, aquela criança toda largada no sofá, ou ainda aquela pessoa sentada relaxadamente na cadeira; e talvez pense que estas pessoas provavelmente sintam dor. A resposta é, pode ser que sim, pode ser que não. Tudo vai depender de quanto tempo esta pessoa permanece nessas posturas, e o quanto o seu corpo desenvolve estratégias de adaptação.
Provavelmente, um turbilhão de pensamentos pode estar surgindo em sua mente neste momento, e você pense: que bom, agora não tenho mais que me preocupar com postura...Calma, não é bem assim!
Lembre-se, você deve mudar constantemente a sua posição corporal durante as atividades que realiza no dia a dia. 
Lembre-se, o corpo não foi feito para ficar parado na mesma posição por longos períodos. 
Movimente-se. 
Procure um profissional para entender como o seu corpo funciona, para entender a razão daquela dorzinha na lombar e por que será que ela vai e volta...

7 comentários:

  1. Parabéns Bel.
    Amei a matéria.
    Por mais profissionais como vc.
    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo Bel, qualquer hora dessas gostaria de receber um atendimento seu pelo Skype, é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! Sim, é possível.. Conexão direta Brasil - Russia

      Excluir
  3. Professora, obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.
    Excelente matéria! Muito esclarecedora. Tudo que é bom devemos compartilhar. Farei isto! 😘

    ResponderExcluir