domingo, 4 de agosto de 2019

ACUPUNTURA FUNCIONA?


SIM, Funciona e muito!

A acupuntura é uma das principais modalidades de tratamento da medicina tradicional chinesa (MTC). É uma importante técnica complementar ao tratamento de várias patologias.

Pode ser aplicada sozinha ou integrada com outras técnicas. Tem sido utilizada para tratar dores agudas, crônicas e condições psiquiátricas (depressão, ansiedade, dependências e etc.)

Segundo a visão oriental o objetivo da acupuntura é promover o equilíbrio da energia vital (Qi: pronuncia-se ti em Chinês). Quando esta energia se encontra em desequilíbrio surgem as patologias e os seus sintomas.

O Qi (energia vital) é dividido em dois grandes grupos, o Yin e o Yang, estas são energias opostas. Os seres humanos são considerados saudáveis quando o yin e o yang estão em equilíbrio e em quantidade suficiente (Filosofia Taoísta).

O Qi circula no corpo através dos meridianos (canais de energia). Ao todo temos 14 meridianos, sendo, 12 principais e 02 extraordinários. Estão presentes nos meridianos 365 pontos de acupuntura (acupontos).

Os pontos necessários para o tratamento são selecionados a partir de uma criteriosa avaliação composta por duas etapas:

01 – A primeira etapa o paciente geralmente não percebe, pois é realizada através de observações, como: modo de caminhar, postura, forma corporal, expressão do rosto, cabelos, tom de voz, gestos, olhos, orelhas, nariz, pele, lábios e respiração.

02 - A segunda etapa é composta por interrogatório, e dependendo do caso, pulsologia e inspeção da língua.

Após a avaliação o acupunturista elabora a sua estratégia, seleciona os pontos adequados e inicia o tratamento. Não existe receita de bolo, cada caso é um caso!

O número de agulhas pode variar de 01 a 15. Quanto maior a expertise do acupunturista MENOR é o número de agulhas usado por ele.

Atualmente o calibre (diâmetro) das agulhas é semelhante a um fio de cabelo, são de aço inoxidável e descartáveis.

Antigamente o paciente adquiria as agulhas e após cada sessão levava para a sua casa, estas mesmas agulhas eram reutilizadas durante todo o processo de tratamento, hoje isso é inadmissível. 

As agulhas nem sempre são colocadas no mesmo local, próximo a lesão ou dor, os pontos podem ser bem distantes da região afetada. 

O tempo de duração da sessão vai depender do tratamento em questão, sendo de 5 a 20 minutos. A aplicação por mais de 30 minutos não acrescenta benefício algum. 

Pode ser realizada de 1 a 3 vezes na semana. O número de atendimentos varia entre 5 a 18 sessões. 

As agulhas são inseridas perpendicularmente ou inclinadas, a aplicação deve ocorrer em um local calmo e tranquilo.

Durante o atendimento o acupunturista estimulará as agulhas movendo-as em diversas direções ou usar um eletroestimulador (eletroacupuntura) com o objetivo de obter o Te Qi (De Ti). 

Te Qi significa captar energia, é uma sensação de adormecimento, sensação de peso, formigamento, leve choque elétrico após a agulha ter atingido a profundidade necessária (0,5cm a 3cm).
Na visão da MTC, após a obtenção do Te Qi o fluxo energético dos meridianos é restabelecido.
Outro fato muito comum é o paciente imaginar que precisa acreditar na técnica, e isso não é uma verdade absoluta. O Mecanismo de ação da acupuntura ocorrerá independente da crença dele ou não. 

É obvio que ninguém ingere um medicamento pensando que o mesmo não surtirá nenhum efeito!

Muitas vezes o paciente acredita que somente médicos estão aptos a aplicar a acupuntura. Isso NÃO é verdade. Qualquer profissional da área da saúde que seja especializado em Acupuntura sistêmica está apto. 

Apesar de ser considerada patrimônio intangível da humanidade, ou seja, qualquer pessoa pode aprender e aplicar a técnica, recomenda-se que seja aplicada por uma pessoa da área da saúde, pois estes profissionais têm conhecimento específico em Anatomia e Fisiologia humana. Fato de extrema relevância devido a existência dos pontos proibidos. 

Hoje sabemos, após muitos estudos científicos, que a acupuntura promove a liberação de opióides endógenos (analgésicos), serotonina (antidepressivo) e cortisol (anti-inflamatório). Acredita-se que o peso do efeito placebo deva ser pequeno, já que a acupuntura em Veterinária é tão eficiente quanto em humanos. 
No entanto, a Acupuntura não funciona para tudo. 

Como foi mencionado no início do texto a acupuntura é uma terapia complementar, o paciente deve em primeiro lugar consultar um profissional de primeiro contato da área da saúde, como por exemplo o fisioterapeuta especialista em Acupuntura.


Referências Bibliográficas

Lai HC, Lin YW, Hsieh CL. Acupuncture-Analgesia-Mediated Alleviation of Central SensitizationEvid Based Complement Alternat Med. 2019 Mar 7. 

Naik PN, Kiran RA, Yalamanchal S, Kumar VA, Goli S, Vashist N. Acupuncture: An Alternative Therapy in Dentistry and Its Possible Applications.Med Acupunct. 2014 Dec 1; 26(6):308-314.

Tafarell MO, Freitas PMC.Acupuncture and analgesia: clinical applications and main acupoints: Revisão Bibliográfica.Ciência Rural, 2009 Dez; 39(9):2665-2672. 

Wen T S. Manual Terapêutico de Acupuntura. São Paulo: Editora Manole; 2008. 
Paterson C, Briteten N. Acupuncture as a Complex Intervention: A Holistic Model.The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 2004; 10(5): 791–801.

5 comentários:

  1. Amei a dica Bel.
    Vc poderia morar em Sanca ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc conhecer algum aqui me indica tá?
      Bjooooo

      Excluir
    2. Muito Obrigada, Andréa....São Carlos tem excelentes acupunturistas!

      Excluir
  2. Poderia morar aqui no Piauí.
    Uma profissional desse nível, não se encontra em qualquer lugar.
    Vc é nota 1000!!

    ResponderExcluir